28 de julho de 2011

2° Ato: a Terra, a Vida

No segundo ato da entrevista concedida pela psicóloga Angela Regina Pilon  seguimos trocando idéias sobre a nossa vida na Terra.

Entrevista
Psicóloga Angela Regina Pilon

Como interpreta nas relações humanas atuais, esta frase: “Cinza é a teoria, a árvore da vida é verde”?
Penso que só estamos plenamente vivos quando interagimos, ou seja, quando colocamos no mundo o que pensamos e sentimos. Goethe escreveu em seu livro: Doutrina das Cores”que a harmonia da vida se dá através do princípio da polaridade e da complementaridade dos opostos: amarelo mais o azul produzem o verde!
O cinza tem seu valor como cor, mas eu gosto mais do verde!

Para você, o que é o amor na relação do ser humano com o planeta Terra?
Na relação amorosa o compartilhar implica em cuidado, respeito e troca. Compartilhamos a vida com o planeta e para que esta relação se estabeleça em harmonia, necessita de uma ética de ação. Cada vez que nos aprofundamos nos conceitos de ética esbarramos na questão filosófica do amor. Observem que a palavra filosofia já embute em sua etimologia o conceito de amor! . Acho que isso se dá porque, pensar e sentir são ações indissociáveis. Toda ação tem componentes afetivos e intelectuais e a harmonia vem da interação desses componentes: A razão permite redimensionar e redirecionar os sentimentos e o afeto modifica a razão em termos de “ponto de vista”. Quem nunca teve seu pensamento e sua conduta modificados por simpatias ou antipatias? A razão olha. O sentimento direciona o olhar...
E sustentabilidade?
A partir do momento que a idéia principal da sustentabilidade é a busca de relações mais harmônicas do homem com a natureza, é uma ética da ação onde o conceito de amor se ajusta perfeitamente, podemos ler na “Carta da Terra”, um documento criado para ajudar na superação da crise ecológica que vivemos:
”...o destino comum nos conclama a buscar um novo começo. Isto requer uma mudança na mente e no coração. Requer um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal”.

Como vê os atuais movimentos a favor da sustentabilidade?
Vejo com otimismo. Em meio a muita “maquiagem” tem gente bem intencionada, com idéias claras e principalmente, dispostas a “arriscar” em prol de um modo de vida e ação calcados em novos paradigmas.

Como relaciona ecologia e sustentabilidade?
Ecologia é o estudo do relacionamento entre os seres vivos e o meio ambiente, sustentabilidade é “o como” esse relacionamento homem/natureza se dá ao longo do tempo.

No seu entendimento, o que o ser humano nunca deveria fazer consigo, com o outro e com o planeta? 
Substituir constantemente o “nós” pelo “eu”, num relacionamento onde o poder é o paradigma que rege a relação.
Acredito que a solução está em uma mudança profunda na educação, que mudando seus paradigmas, poderemos desfrutar de um novo olhar sobre o presente e ter esperanças para o futuro.

Sobre todo essa caminhada, como vê o apoio que surgiu através da internet?
Acho que a internet contribui, e muito, para ampliar os horizontes mostrando novos olhares. E como disse Proust:
“A verdadeira viagem da descoberta não é achar novas terras, mas ver o território com novos olhos.”

 *******************
Angela Regina Pilon é Psicóloga formada pela PUC-SP, com especialização na área de neurologia pela Escola Paulista de Medicina. Atualmente está cursando pós-graduação na área de Desenvolvimento Moral.
                                  ******************************************
A árvore que ilustra esta entrevista é do jardim da casa de Angela.