9 de agosto de 2011

Verde Brasilis = Zona de Raízes (ETE ZR)


Na terceira e última parte da entrevista concedida por Verde Brasilis, fechamos com informações sobre os benefícios da  Estação de Tratamento pelo Método Zona de Raizes (ETE ZR).



Quais são os clientes potenciais desse produto/serviço?

A Estação de Tratamento pelo método Zona de Raízes (ETE ZR) é ideal para lugares não atendidos pela rede coletora de esgoto. O sistema é bastante indicado para chácaras, sítios, fazendas, casas na praia, pousadas, restaurantes, escolas, enfim, estabelecimentos ou residências que têm esgoto com características predominantemente domésticas. Mesmo para lugares onde já existe a rede coletora, pode-se implantar um sistema de ETE ZR. O sistema agrega características sustentáveis à edificação ou empreendimento e integra a infraestrutura de saneamento ao paisagismo, utilizando plantas ornamentais.

Quais os benefícios para o cliente e para o planeta?

Para o cliente, o maior benefício é a conservação da sua propriedade, evitando a contaminação do solo e da água. Além da conservação, vale citar a satisfação do cliente em mostrar às pessoas o jardim ornamental que, na verdade, trata o esgoto da residência. Para o planeta, o benefício é, além da conservação do solo e da água, a certeza de fechar um ciclo sustentável de uso dos recursos hídricos. Pode-se dizer que a ETE ZR atinge as três vertentes do conceito de sustentabilidade: econômico, pois é um sistema de baixo custo de implantação e manutenção; social, considerando que é estreitamente relacionado à saúde pública e à qualidade de vida; e ambiental, uma vez que trata com eficiência o esgoto e contribui para a preservação da biodiversidade.




Quais as mudanças que passam a ocorrer a partir da instalação?

O tanque séptico realiza o tratamento primário do esgoto, com eficiência de até 30% em alguns parâmetros, com característica de remoção apenas de sólidos, sem remoção de patógenos, contaminando o meio onde for lançado. Ao sair do tanque séptico, passa por um tratamento biológico que ocorre na ETE ZR. A parte orgânica é degradada por microorganismos associados às raízes das plantas do sistema e os nutrientes presentes no esgoto são consumidos pelas plantas. O efluente é filtrado e, o tratamento atinge 98% de eficiência, eliminando inclusive patógenos.



Qual a média de investimento?

O maior custo de materiais é com o recheio do sistema. A ETE ZR, além de muito eficiente, é bastante acessível financeiramente. Para a construção de uma ETE ZR para uma residência de quatro pessoas é possível gastar aproximadamente R$ 1000,00, dependendo dos preços que podem variar de região para região e dependendo da forma de impermeabilização adotada.

A partir de quanto tempo o cliente terá o retorno custo/benefício?

Para qualquer sistema de tratamento de esgoto que utilize o tanque séptico como tratamento primário (fossa + sumidouro, fossa + filtro biológico, por exemplo), estima-se manutenção periódica do tanque, dependendo do uso e do dimensionamento aplicado. A diferença do sistema com Zona de Raízes é que se estima manutenção do filtro apenas com a troca das plantas quando estas apresentarem sinais de pouco desenvolvimento. No uso do copo de leite, por exemplo, verificou-se que essa troca foi necessária depois de 10 anos, sendo este provavelmente o ciclo de vida da própria planta. O filtro por zona de raízes não exige limpeza periódica do recheio (material filtrante), pelo contrário. Quanto mais idade, melhor a qualidade do biofilme e mais eficiente é o tratamento.
A relação de custo benefício é visada em longo prazo, com a redução da manutenção, uma vez que outros sistemas exigem manutenção periódica (filtros anaeróbios, lagoas, etc).


Primeira parte da entrevista: Inovação e Sustentabilidade
Segunda parte da entrevista: Telhado Verde