6 de setembro de 2011

4º Ato = Psicologia Trabalho Liberdade Vida

Angela Regina Pilon é psicoterapeuta formada pela PUC-SP, membro do Comitê de Ética do Conselho Regional de Psicologia -CRP-SP, pós graduada na área de neurologia pela UNIFESP e atualmente faz especialização em "Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral" . Esta é a última parte da entrevista realizada em quatro atos, na qual compartilhamos sua visão sobre meio Ambiente, sustentabilidade, liberdade,  s generosidade,  terra, vida... Cotidiano e trabalho.

"A comunicação entre as pessoas é a ponte para chegarmos ao novo, é a ferramenta que propicia a criação mútua entre o eu e o tu." (Angela)

Entrevista

Por que optou por Psicologia?

Vi na psicologia uma maneira de aprofundar-me nas reflexões sobre o existir. Somos postos em confronto diariamente com as possibilidades que o mundo e o outro nos oferecem e precisamos escolher um sentido para as nossas ações. Pareceu-me fascinante escolher uma profissão que permitiria dar continuidade as minhas indagações sobre a vida. 

Quais as especialidades que optou dentro de sua área ?

Optei inicialmente pelas áreas relacionadas à psicologia social e clinica por serem áreas complementares: a conexão entre o individual e o coletivo sempre estimulou minha curiosidade.
Psicologia - Angela Regina Pilon

Você também é psicoterapeuta com abordagem fenomenológica existencial.  Poderia descrever a respeito?

A filosofia e a psicologia são intimamente ligadas. A visão de homem e da vida da fenomenologia me tocam profundamente. A cada encontro com o outro, entramos em contato com algo novo que pode redirecionar nossa caminhada, ao desvelar o outro nos autodesvelamos.

Sobre sua atuação na área de desenvolvimento de liderança estratégicas em empresas, como é esse trabalho?

Atualmente estou menos atuante nesta área, mas minha experiência me levou a concluir que a sociedade muda quando mudarmos a nós mesmos e nossas relações, só assim o trabalho se tornará fonte de realização pessoal e social.

Acredita que é possível ser um líder sem nenhuma espécie de dominação/controle?

Certamente, isso já acontece em uma escala bem perceptível. O líder eficiente sempre trabalha promovendo a autonomia de seus liderados. No entanto devemos ressaltar que a liderança é uma função dentro da divisão do trabalho e o que deve ser revisto é a maneira como ela é exercida.

2° Ato: A Terra, a Vida

Por que precisamos de lideres?

“Precisamos que todos sejam líderes de si mesmos.”
Esta frase foi dita por um nativo de uma das tribos consideradas pelos antropólogos como a mais harmônica do mundo na floresta tropical da Malásia: Os Semais. Precisamos de lideres apenas porque não atingimos a autonomia...

Por que as pessoas desejam tanto ser lideres?(sejam como artistas famosos/celebridades ou cargos e situações que lhes deem poder para que, de algum modo, influenciem, tornem-se “formadores de opinião” e/ou vendam produtos e ideias)

Ressalto que isso não acontece em todas as sociedades e está relacionado com a maneira com que as pessoas encaram suas relações com o outro e consigo próprias. Creio que há um engano de pensamento e percepção neste valor, muitas vezes, as pessoas que buscam ser admiradas querem realmente é serem amadas...

Você acha que a participação nas redes sociais virtuais está contribuindo para uma interação sem individualismo, mas conseqüente valorização do individuo?

Sim, creio ser uma meio que ainda vai nos surpreender como estimulador de mudanças sociais e pessoais.

3º Ato: O cotidiano

Li um artigo seu onde cita que é uma “buscadora incansável da autopoiese (autoprodução)”? Poderia contar mais?

A ação autônoma nos leva a uma construção individual única e a autonomia é condição para a maturidade nas condutas éticas.

Poderia contar um pouco sobre a sua opção profissional e como a mesma contribui positivamente para você, a sociedade e todo o nosso planeta?

Atualmente participo como membro do comitê de ética do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e faço uma especialização em desenvolvimento moral e clinico.

Na interação contínua e profunda que a profissão propicia, procuro a troca genuína e o desenvolvimento da confiança que permite que no lugar de nos relacionarmos de forma que o outro seja um entrave a nossa caminhada, passe a ser peça fundamental na construção da liberdade e autonomia.

Procuro aprender cada vez mais e compartilhar de maneira cada vez mais ampla minhas vivências, penso que todos podemos contribuir desta forma para um mundo melhor.

                         *************

Blog: Terra Agora
Facebook:Angela Regina Pilon 
Angela Regina Pilon  é psicoterapeuta formada pela PUC-SP, membro do Comitê de Ética do CRP -SP, pós graduada na área de neurologia pela UNIFESP e atualmente faz especialização em "Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral" .
O crédito da foto é da entrevistada.