16 de fevereiro de 2012

Monique constrói pontes verdes



Instigar-nos à reflexão sobre atitudes cotidianas a favor da sustentabilidade é com a Monique mesmo. Desde o raiar do belo sol carioca até a chegada da noite iluminada ela está atenta a todos os movimentos que preservem o meio ambiente. Sobretudo do ambiente que usufruímos todos os dias, como as nossas casas, o nosso café da manhã, o caminho para o trabalho e para as escolas, as praias, as calçadas, o bairro, nossas relações familiares e de amizades.



Considerando que agora nesse cotidiano estamos em tempos de redes sociais virtuais que encurtam as distâncias, nos aproximando de alguém que mora até no Japão, a Monique resolveu criar um blog.
Oficina de carnaval  na ONG As Charmosas
Então, com seus dedos verdes está sempre divulgando suas atividades como voluntária e o trabalho de várias ONGs; além de dicas de reaproveitamento, reciclagem; economia doméstica e de produtos de artesãos ecológicos; entre outros.  Assim, o que publica no seu blog, os amigos veem e compartilham, os vizinhos veem e compartilham, e o amigo que mora lá no Japão, vê e compartilha.
 ECOPICNIC 2012 
(Alguns desses brinquedos foram  confeccionados pelas idealizadoras do piquenique, com material reciclado)
Nas redes sociais ela confirma e reforça esse trabalho, trocando ideias, indicando blogs, links e sites relativos a tudo que o propõe ações sustentáveis.

Nesse caminho, Monique constrói pontes verdes, contribuindo para a  reciclagem de ideias, agregando novos valores para a preservação de  nosso planeta e, consequentemente, nossas vidas.

Felizmente temos muitas pessoas assim mirabolantes trocando e transformando o olhar para que tudo fique cada vez melhor, com mais amor, paz e vida em abundância.

Monique na ONG Doe seu Lixo
Entrevista com Monique

 Por que escolheu o nome “Mimirabolantes” para seu blog?

Quem escolheu o nome foi a minha filha. Criei o blog como sugestão da bióloga Nathália Allenspach, do blog A passarinhóloga, com quem fiz amizade nas redes sociais e que admiro muito.
Como a minha filha acha que tenho idéia de girico e que sou mirabolantes em tudo o que faço, sugeriu:Minhas Idéias Mirabolantes = MIMIRABOLANTES

Mirabolante quer dizer extravagante, exagerada e excessiva. E eu sou assim!

Quais as suas principais atitudes no dia a dia a favor da sustentabilidade?

Economizar água, energia, cuidar dos resíduos, ou seja, tudo o que publico no blog, eu faço. 

É trabalhoso ser sustentável, você toma conta de si próprio e dos outros. São atitudes diárias, se faço hoje, tenho que fazer sempre.

Dentro de meu cotidiano, poupo água e também reaproveito a água da lavagem dos alimentos p/ colocar nas plantas. Acendo as luzes somente quando necessário. Costumo fazer as refeições de casa com os alimentos da época e reaproveito as sobras criando novos pratos.

Estou sempre atenta aos resíduos, tenho compostagem caseira no sítio, então, na maioria das vezes, as cascas dos legumes ficam acondicionadas no congelador e no final de semana levo para acrescentar no composto orgânico.

Recebo todos os dias garrafas PET, vidros de conserva, entre outros (recebo-os limpos), que vou organizando para entregar às ONGs e artesãos e outros profissionais autônomos que reaproveitam e reciclam esses materiais.
Reaproveitando...
Sempre publica suas ações no blog, como interpreta esse caminho que a internet nos concedeu?

Adoro publicar, procuro utilizar este canal dividindo e tentando conscientizar, sugerir que você também faça uma ação legal.

Não faria nada se estivesse sozinha, precisamos dos parceiros. Ainda que muitas vezes eu seja a disparadora das tarefas, considero que a maneira legal de trabalhar é com o viés da liderança positiva. Sou muito incentivadora e estou sempre de bom humor e de bem com a vida. 

Apesar dos muitos problemas, as soluções estão em primeiro lugar
A balança pende sempre para o que é bom, para o que vai dar certo!

Qual é a história do Micas-Minhas Costuras Solidárias?

Em 2008 comecei a fazer parte de uma organização e na época, não tinha noção nenhuma de costura, mas tinha muita vontade de ajudar e aos poucos fui buscando dentro de mim um novo aprendizado. Com os retalhos que iam para o lixo, comecei unindo pedacinhos por pedacinhos até que fiz minha primeira mantinha de bebê.Para alguns uma perda de tempo, uma bobagem; para mim, um grande aprendizado. Com essa prática aprendi também a fazer as bainhas nas fraldinhas de pano e vieram vários outros desafios. Descobri que sabia “cortar” com molde, por exemplo. E como tenho muito gás, não parei.

Por motivos particulares resolvi sair dessa organização e entusiasmada com o meu aprendizado e com tantos necessitados, criei o MICAS -Minhas Costuras solidárias.

Atualmente somos em mais ou menos oito senhoras e estamos fazendo as costuras em nossas casas, sendo eu a responsável pela entrega das doações, assim como pela confecção dos kits de bebê.

O MICAS surgiu do meu apelido, que é Mica. Então fiz uma brincadeira com as palavras (você percebe que as letras maiores dão o significado).

ECOPICNIC 2012
E o ECOPICNIC? Como surgiu essa idéia mirabolante, como é organizado e quais são seus objetivos?

Em 2007, a Cristiane Iannacconi, criadora do blog Ciclicca convidou-me para uma festa sustentável em comemoração ao primeiro ano do blog dela. A partir daí nos tornamos grandes amigas e formamos uma parceria. No ano seguinte ela propôs um piCniC Mirabolante (você percebe a brincadeira com as letras? Cristiane têm dois “C” no sobrenome) e o evento foi um sucesso.

A organização é nossa, com o objetivo de mostrar que podemos consumir, sermos felizes sem destruir a natureza.

Costumamos convidar pessoas que utilizem resíduos ou que tenham idéias sustentáveis como nós.


Um close na adorável Monique na Oficina de Carnaval - ONG As Charmosas  
(A flor na lapela é de material reciclado)
Em quais  organizações realiza trabalho voluntário?


ONG Amigos de Francisco: é uma luta em prol dos animais de Miguel Pereira. Costumo doar diferentes tipos de materiais e o meu tempo nas ações sociais e beneméritas. Assim como divulgo o trabalho, os convites, os eventos e etc...

ONG Doe seu lixo: é uma organização onde contribuo doando resíduos do meu edifício e também divulgo o trabalho deles.

Galpão das Artes Urbanas: atuo como doadora e divulgadora dos eventos e seus artistas

Instituto Fernandes Figueira: comecei a doar vidros com tampas de plástico para o armazenamento de leite materno No Banco de Leite, em 2001. Quando criei o blog (em 2008),descobri que poderia ajudar mais ao IFF.Então passei a coletar outros materiais que servissem para eles e a divulgar todos os outros Projetos do Instituto. Após estabelecer amizade com profissionais da área médica de lá e também com o surgimento do meu Grupo “MICAS “de costuras filantrópicas, passei a confeccionar e a doar roupas de bebê.

Creche Santa Clara: sou voluntária desde 2011. Conto histórias, brinco, faço trabalhos de psicomotricidade, participo de passeios; ou faço o que for necessário no dia, como dar banho, arrumar os colchões p/ o descanso, etc...

Liga das Hansenianas: organização responsável pela manutenção de doação de remédios, vestuários- entre outras ações, para várias Colônias de Leprosos e a partir de 2008, o meu grupo Micas também costura roupas para as senhoras moradoras do Leprozário.
Como tenho facilidade e muitas amizades,faço também doações de remédios,materiais de higiene pessoal e bandagens para os curativos.

ONG As Charmosas: estou contribuindo na divulgação do trabalho. A ONG utiliza materiais que iriam para o lixo para confeccionar belas peças de vestuário e acessórios.



O que a impulsiona para esse envolvimento?

Meu amor ao próximo e à natureza me induzem para esse movimento. Procuro contribuir da melhor forma possível. Acho que assim como essas organizações estão dispostas a doarem seu tempo em prol de um mundo melhor para todos, também devo fazer a minha parte. 

Monique e Cristiane, do blog Ciclicca

Sobre o nosso perfil consumista, quais as atitudes que considera urgentes de mudanças?

REpensarmos, mudar nosso foco e agirmos.

O que aconselharia sobre nossa relação com o meio ambiente?

Antes de tudo, amar ao próximo e a natureza.

Como vê sua cidade, o Rio de Janeiro, e as campanhas e projetos referente sustentabilidade?

Terrível, o Rio de Janeiro está horroroso. Minha rua é imunda, a praia mais próxima de minha casa é poluída (Moro perto de um cartão postal, a Praia de Botafogo), o serviço de limpeza pública e urbana é ineficaz pela  falta de educação do povo. Temos que mudar esse pensamento de só faço se o vizinho fizer. Não pode. Eu tenho que fazer, pois é bom para todos.Cidadania já!

Qual sua opinião a respeito das ações de responsabilidade social das empresas? 

Tenho percebido muitas atividades sociais em empresas sim, porém, sempre com o objetivo maior para benefício próprio. Um pouco de ego ou modismo.

Como avalia o papel do poder público em projetos e campanhas para a preservação do meio ambiente?

Assusta-me, estão muito perdidos. Mais preocupados em dizer o que deve ser feito do que realmente fazerem.

Qual sua interpretação para solidariedade versus sustentabilidade?

A sustentabilidade está ligada com a solidariedade para mim, pois podemos dar o que temos em excesso. O que talvez sobre ou tenha muito em uma casa, falta para o outro. Então serve para alguém.
Como é viver a vida para você?

Viver com saúde, com bons pensamentos, ser solidária, olhar para frente, para trás, para todos os lados. Não estamos sozinhos no mundo.


Os créditos das fotos são  de Monique