26 de março de 2012

Juliana "derruba muros" com poesias


Juliana Ferreira da Luz é Bacharel em Escultura pela EMBAP e graduanda em Letras pela UFPR. Trabalhou com arte-educação na Fundação Cultural de Curitiba e ministra aulas de pintura e escultura para crianças em escolas municipais de Curitiba.

"Também estou envolvida no movimento de Mobilidade Sustentada. Realizamos a Bicicletada de Curitiba e vários eventos relacionados ao uso da bicicleta e  implementação de Ciclofaixas na cidade." 


Juliana é a idealizadora do projeto Poesia no Muro.

A arte urbana está marcada pela efemeridade. Quando a criação vai para a rua já não existe um dono. Temos plena consciência que as pinturas podem durar um ano ou uma semana. E consideramos estas intervenções também interessantes. 

Arte urbana

O espaço urbano é o palco da maioria de nossas atividades, é o lugar em que atuamos e construímos nossas subjetividades. 

Arte urbana, ruas, muros e praças


A partir do reconhecimento deste cenário, a juventude tem necessidade de reivindicar espaços e encontrar canais para plasmar sua forte necessidade de expressão. 
Intervenção urbana e  comunidades

Este projeto visa abrir e aprimorar estes canais através de uma ação benéfica, pacifista e acima de tudo, poética, atuando desde a empatia, num enfoque positivo e aberto à participação da comunidade.  Tal enfoque criará um contraponto importante, desde a via da criação artística e da criatividade à dimensão opaca da sociedade expressa pelo medo, o conflito, a tragédia social e o conformismo.

Arte urbana, união, liberdade, inclusão

Os muros são pintados com o objetivo de fazer as passantes pensarem, não só através das imagens, mas também da mensagem escrita, que são os conteúdos que essa juventude está pensando nos dias de hoje. Este muros-poéticos são uma paisagem diferente se comparados aos grafites tradicionais, chamando a um olhar mais atento dos que passam.
Arte urbana
O desafio que nos colocamos é encontrar novos modos de contribuição da arte para a construção social. Acreditamos, portanto, que uma forma democrática e eficiente é a pintura Mural e a chamada Street Art. A Arte pública, definida por Lucy Lipard é “qualquer tipo de obra de livre acesso que se preocupa, desafia, implica e têm em conta a opinião do público para quem ou com quem foi realizado, respeitando a comunidade e o meio”.
Arte e intervenção urbana

Este projeto é uma proposta de inserção positiva e criativa dos jovens nos bairros onde vivem, e uma reivindicação do espaço público.

 ******
P.S.: Todo o texto desta postagem é de autoria de Juliana Luz. Trata-se de trechos da entrevista concedida pela educadora ao blog Fura-bolha. Leia mais aqui: Poesias iluminando as ruas


O crédito das fotos  é da idealizadora do projeto (Juliana Luz) e estão publicadas na Fanpage Poesia no Muro (Facebook)