19 de abril de 2012

Adotar um bichinho é uma atitude de doação


Acho que até hoje não houve um dia sequer em que não encontrei alguém passeando com seu bichinho de estimação. E só com cachorros (rs). Pelo menos por esses lados ainda não vi ninguém passeando com um papagaio no ombro, um coelho na coleira e nem mesmo com um gatinho. Só a cachorrada ;) E a maioria é de raça e foi comprada.


Todos os dias também passo em frente a uma loja que vende animais de estimação (só cães) e na vitrine sempre têm três ou quatro novos filhotes. Ou seja, estão fazendo a cachorrada dar cria todo santo dia :(
Para vendê-los, óbvio.

Todos já sabemos. Tudo óbvio, sempre óbvio.

Quando a nossa  ficha irá cair? Como têm tantos cachorros e gatos nas ruas? Quem os abandona? São todos vira-latas?  Nasceram das pedras? Já sabemos que dos filhotes de cachorros e gatos que “resolveram morar nas ruas”, poucos  sobrevivem.Ou nenhum.

Então, de onde vieram os tantos "vira-latas"? Já vi cachorros com coleiras chorando desesperados nas ruas. É brabo. Sempre me lembro de pessoas como Silmara, protetora de animais, que tem o desprendimento de os recolher e cuidar deles.
Nós ajudamos como podemos, mas não os recolhemos porque achamos que não podemos. Porém, compramos animais de estimação com pedigree e, quando nós cansamos, podemos abandoná-los nas ruas (?). Fala sério...

"A prefeitura que resolva o que fazer com as consequências dessa minha decisão. Afinal, pago impostos e, além disso, está cheio de protetores de animais por ai, além das tantas ONGs"... Fala sério...Então, tá.

Todos os dias protetores de animais como Silmara têm cachorros e gatos para doar. Sejam filhotes ou mais crescidos. Podemos até escolher a raça. Estão vacinados e castrados. São bonitos, cheirosos e amorosos.

Por que ainda compramos? Porque ainda escolhemos raças? Que tal darmos atenção para os que estão nas ruas?


Que tal  adotar ao invés de comprar?

Temos um akita, mas porque meu irmão o ganhou de uma colega de faculdade. Nós nunca compramos gatos e/ou cachorros. Nem papagaio (rs). E nunca tivemos animais de estimação de raça, com exceção desse akita.  

Acho que nem precisaria dizer que nada tenho contra animais de raça. O papo aqui é outro. Trata-se de uma proposta  de reflexão e mudança de atitude: vamos adotar e cuidar.