22 de maio de 2012

Biodiversidade Vida Diversidade



O ano de 2010 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Biodiversidade, cuja proposta era uma aliança global em defesa das espécies do planeta, pois segundo a entidade, afetam o bem-estar de todos os seres humanos.


Nós somos a biodiversidade. 

Grande parte do ar que respiramos vem das florestas e dos oceanos. As frutas e verduras que comemos possivelmente foram polinizadas por abelhas e a água que bebemos é parte de um ciclo que envolve a nós, as nuvens, chuvas, geleiras, rios e oceanos. Veja: você é a biodiversidade  

O que é bio?
Bio, em grego, significa vida. Por exemplo: sabemos que Biologia é a ciência que estuda a vida, os seres vivos como um todo, sem particularização vegetal ou animal.
Diversidade biológica

O que é diversidade
No dicionário Aurélio está assim: Do latim Diversitate: S.F. 1. Diferença, dessemelhança, dissimilitude. 2 Divergência, contradição; oposição.


Biodiversidade = Variedade de Vida
Para termos vida, dependemos da biodiversidade.


Thomas Lovejoy, biólogo americano que trabalhou em torno de 45 anos na floresta Amazônica, sempre é citado como o pesquisador que chamou a atenção do mundo para a importância de proteção da diversidade biológica da Terra. Ele é considerado o criador do termo "biodiversidade"´- em meados da década de 80 o tema passou a ser popular para o mundo.

Em 1986, no 1º Fórum Americano sobre Diversidade Biológica organizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA (National Research Council- NRC), e que reuniu mais de 60 cientistas e convidados para discutir sobre pontos referentes à conservação da diversidade da vida, a expressão “diversidade biológica” foi substituída por "biodiversidade", por Peter Wilson, contribuindo através de sua publicação para que a nova expressão fosse popularizada.



Sinopse - Biodiversidade - E.O. Wilson, Frances M. Peter


Diversidade e florestas

Em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) fortaleceu a proposta de preservação da biodiversidade do planeta criando o “IPCC da Biodiversidade”.

O “IPCC da Biodiversidade" reúne cientistas, representantes dos países-membros da ONU e comunidades indígenas tradicionais. Trata-se de uma plataforma intergovernamental para articular junto a governos a implantação de políticas de conservação e soluções para estancar problemas e ameaças ao ecossistema.

O modelo foi formatado baseado no Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC na sigla em inglês),que reúne especialistas para estudos e relatórios a respeito de impactos de atividades humanas sobre o aquecimento global.


biodiversidade e florestas

E a iniciativa “Diálogos sobre Biodiversidade: construindo a estratégia brasileira para 2020” do Ministério do Meio Ambiente, na semana de 16 de maio do mesmo ano (2012), realizou discussões em evento com apresentação do documento que contribui na consolidação das Metas Nacionais de Biodiversidade para 2020. Uma das expectativas era que a discussão dessas metas fossem ampliadas na Rio+20.


A biodiversidade marinha foi o tema escolhido para ser comemorado no dia 22 de maio de 2012, o Dia Internacional da Biodiversidade. Os oceanos cobrem 70% da área de superfície do planeta, abrigando os maiores animais que viverem na terra e também bilhões e bilhões de animais minúsculos.

Bio diversidade vida

Vale um parêntese: acredito que respeitando a (bio)diversidade todos nós respiramos com amor. Não existe vida sem amor (autoestima). 

O Dia Internacional da Biodiversidade, criado pelas Nações Unidas, era festejado em 29 de dezembro. Em 2000, o dia para celebração foi alterado para 22 de maio -por questões práticas-, pois a primeira data estava entre as festas natalinas e fim de ano, dificultando a organização do evento.
Dia  22 de maio é o mesmo  dia  que em 1992, o texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi adotado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas.