23 de maio de 2012

Síndico, economize água


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo –Sabesp, em parceria com a agência Sagarana Comunicação,  promoveu em 2012 uma disputa saudável entre 15 condomínios com o objetivo de motivar o uso consciente da água. 
Projetos assim poderiam ser replicados em todo o país.

Economia de água em condomínios


Mas penso que também seja possível economizarmos água em nossos condomínios sem precisarmos participar dessa disputa.

Em meados de 2011 fiz uma entrevista com o síndico Renato Munhoz, idealizador do blog Condomínios Sustentáveis; no final desta postagem indico o link para que conheçam as ações que ele desenvolveu para economia de água no condomínio sob sua administração. 


Como fazer para que todos os condôminos economizem água? Como fazer para que o condomínio, sob a administração do síndico, citando apenas um exemplo, consiga fazer com que os profissionais de limpeza das áreas comuns economizem água?


A boa vontade para essa ação deve partir de todos. Óbvio.

Campanhas sobre os motivos pelos quais se faz necessário economizar água já acontecem há anos. Mas além da questão ambiental que envolve o tema -e que é da maior importância, uma das grandes vantagens é que quanto mais reduzirmos o consumo da água, mais economia para o bolso, diminuindo consideravelmente o valor da fatura mensal do condomínio.

Óbvio.

Então por que  muitos síndicos ainda não adotam medidas para essa economia? Os moradores não colaboram? Pode ser que nem todos, mas alguns irão colaborar, sim. E a participação desses “alguns”, no meu entendimento, já fará diferença, pois acredito que aos poucos todos irão aderindo.


Em um condomínio, o posicionamento de um síndico a esse respeito é fundamental. 

Atualmente temos mais informações sobre questões relativas a condomínios do que tempos atrás.  Boa parte delas já encontramos via internet.

Economizar água em condominios

Eu poderia escrever aqui várias dicas. Mas considero bem mais prático indicar links de um site que é dirigido para síndicos e administradoras de condomínios e, portanto, com  mais domínio sobre o assunto.

No site Licita Mais:

Além disso, visitando o site da Campanha Disputa de Condomínios, terão excelentes dicas e informações: Disputa de Condomínios

Algumas dicas. Clique Condomínios e cidades sustentáveis

Sim, temos muitos síndicos tomando atitudes sustentáveis.