7 de junho de 2012

Compostagem & dinheiro



Toda lavoura precisa de adubo. Lá no interior, na roça, os pequenos agricultores, algumas vezes,  vão buscar essa preciosidade na casa de meus pais. Estrume de vaca. Esterco. Isso significa que em alguns momentos não conseguem gerar em suas propriedades a quantidade necessária de fertilizantes para suas plantações. Se meu pai quisesse vender, eles comprariam.

Em um das últimas matérias que li a respeito de compostagem é citado que atualmente o adubo representa em torno de 40 a 60% do custo dos pequenos agricultores.


Compostagem é adubo saudável

Faz mais ou menos um ano que venho acompanhando algumas notícias a respeito de pesquisas constatando que cédulas usadas de nosso money real, podem virar adubo. 

Para fazer esse adubo, as cédulas serão transformadas  misturadas com 50% de palhada e 40% de restos de hortifruti. Ou seja, teremos apenas 10% de cédulas e 40% serão de sobras de verduras e legumes. As sobras e a palhada são o nosso melhor dinheiro, então? Nada se perde, não é? Tudo se transforma. Lei de Lavoisier. 

A sabedoria da natureza, com sua mão carinhosa, continua nos ensinando que é mais próspero fazer o dinheiro nos servir ao invés de nós servirmos a ele ;)

Olhem o ouro verde – e não estou falando das cédulas- que nós ainda jogamos fora todos os dias, lá para os lixões, para poluir o meio ambiente, causar doenças, envenenar a água e trocentas coisas mais.


Compostagem é geração de renda e menos lixo nos aterros

Fico intrigada com o despreparo logístico do poder público, das empresas e até mesmo do agronegócio e agricultura familiar. Afinal, há quantos e quantos anos esse "lixo" ainda está indo para os lixões?

Não é impressionante? 
Por que  é tão difícil  enxergarmos que as sobras daquilo que comemos podem retornar para a terra e fertilizá-la para fazer crescer nosso alimento? A sábia e justa Lei do Retorno.

Podemos desenvolver vários projetos para contribuir com lavouras, hortas e jardins, através da compostagem. Muitas instituições sociais têm seus terrenos, mesmo que sejam pequenos, onde podem fazer sua roça e/ou horta. Muitas associações de bairros podem fazer a mesma coisa. Muitas escolas públicas e privadas também. E muitos condomínios residenciais. 


Compostagem é adubo para as lavouras e hortas


Mais alimento para todos. Alimento de qualidade. Mais solos férteis e sem veneno. 
Zero lixões.


Educação ambiental é preservação do meio ambiente

E essas cédulas que não podemos comer e que incitam boa parte dos humanos ao consumismo voraz, depredando a vida, no seu final, se não  virarem adubo, vão  para os lixões. Quais são as consequências para o solo e água desses não-mais- reai$ jogados lá, hein?

Para repor cédulas danificadas, nós gastamos mais dinheiro. Ou seja, pagamos  por ano, nada mais, nada menos do que R$ 370 milhões  para essa ação. 

Conhecimento e mudança

Felizmente estamos  cada vez mais cientes de todas essa "engrenagem"... 


adubo para lavouras e hortas

Uma pesquisa  divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2012, mostrou que dois entre cada três brasileiros ainda não sabem o que é consumo sustentável. Mas antes eram quatro entre cada três que não sabiam... Brincadeirinha. ..
Enfim, Já temos um que sabe em cada três. 

Vamos indo, cada um fazendo sua parte e todos saberemos o que é viver com sustentabilidade.

Mais itens positivos da pesquisa que foram citados na matéria (copiei e colei):

-Um número muito maior (86%) de brasileiros, no entanto, entende que separar o lixo pode ajudar na proteção do meio ambiente.

-A pesquisa mostrou que 81% dos brasileiros ficariam motivados para comprar produtos cultivados organicamente e 85% para adquirir produtos fabricados de forma ambientalmente correta

-Aproximadamente 13% dos brasileiros dizem ter preocupação com o meio ambiente. O percentual é mais do que o dobro do registrado há seis anos (6%).

Compostagem fertiliza as plantas

A liberdade está no equilíbrio entre ser capaz de utilizar e aproveitar a fartura do mundo material sem pensar que sua vida dependa dele. E se escolhermos  temperar com amor tudo o que fizermos, sempre seremos prósperos.(Li na carta de um anjo)

Fontes:
1-Matéria de Junho de 2012:Cédulas de real em recuperação de solo 
2-"O adubo orgânico vai beneficiar 21 famílias - pequenos produtores do chamado cinturão verde do entorno de Belém. 'O adubo - o maior custo dessa produção agrícola -, é importante para essas comunidades. O nosso é muito mais barato, por se tratar de um composto orgânico', afirma o professor"
3-Matéria de 2009:Dinheiro vira adubo

Os  créditos das fotos são do blog Transforma a Terra