12 de agosto de 2012

Síndico, recicle o óleo de cozinha usado


O óleo de cozinha usado causa sérios impactos ao meio ambiente. Nos rios, por exemplo, ele cria uma barreira na superfície e dificulta a entrada de luz e oxigenação da água comprometendo a vida aquática. Imaginem isso acontecendo todos os dias...

Ficamos revoltados -e com razão-  quando ouvimos sobre um grande derramamento de óleo de algum navio ou algo parecido, mas  não nos damos conta daquelas atitudes pequenas e silenciosas do dia a dia, como a de não reciclar o óleo de cozinha usado e que, na soma, pode gerar  as mesmas (Ou maiores?) consequências negativas. 
reciclar óleo de cozinha nos condomínios
O óleo de cozinha, quando descartado na pia também é responsável por gerar entupimento dos encanamentos, além do mau cheiro. Mesmo com caixa de gordura, que exige limpeza periódica, pode causar refluxo de esgoto e rompimento das redes coletoras.

Tudo isso causa despesas que  através da reciclagem poderiam ser reduzidas.

Vale citar que a reciclagem do óleo usado pode não ser a melhor alternativa, não sei, pois esse processo também causa problemas ambientais. Digo isso baseada em algumas materias que li, mas ainda tenho poucas informações. Porém, talvez seja um dano muito inferior ao causado quando jogamos esse óleo  no lixo e, além do mais, o óleo reciclado nos proporciona novos produtos, gera renda para diversas organizações sociais e contribui para a economia de muitas cidades, pois já temos algumas empresas criadas para desenvolver produtos com o óleo de cozinha usado.

Recicle o óleo de cozinha usado no seu condomínio

Todos os condomínios participando de campanhas a favor do meio ambiente,   como por exemplo, reciclar o óleo de cozinha,  contribuirão consideravelmente para a preservação dos nossos solos e rios, evitando também a proliferação de insetos que causam doenças, quando esse óleo é jogado nos lixões.

Se em um condomínio nenhum morador separa o óleo para reciclagem, significa que é misturado com o lixo orgânico comum. Sendo assim, irá parar nos lixões.
A reciclagem do óleo de cozinha usado produz resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. 
Síndico, recicle o óleo de cozinha

Postos de coletas de óleo usado

Em algumas cidades, as prefeituras já fazem a coleta desse óleo. Porém, mesmo assim, muitos condomínios ainda o misturam com o lixo orgânico.
Alguns prédios talvez não façam essa separação porque julgam inócua a quantidade que é jogada no ralo da pia e/ou misturada com o lixo orgânico. Não é… Cada litro de óleo recolhido evita a poluição muitos e muitos e muitos litros de água potável.
Óleo de cozinha
Em vários condomínios os síndicos fazem parcerias com ONGs que transformam esse óleo em sabão e com isso geram renda para comunidades carentes; ou com o lucro das vendas essas organizações desenvolvem projetos culturais e esportivos para jovens em situação de risco.

O síndico também tem a oportunidade de vender o óleo para empresas, reduzindo assim o valor das despesas mensais de seu condomínio.