27 de setembro de 2012

As joaninhas são muito mais...


Como boa parte das pessoas acho que a joaninha é um inseto bonitinho e gracioso; porém, mesmo tendo estudado Biologia na escola (he, he, he), percebi que pouco sabia sobre esses 'bichinhos'. E olhe que as meninas são poderosas, pois são controladoras naturais de pragas.  Então, pesquisei para saber um pouquinho mais...

O inseticida e as pragas

Em meados de década de 60 surgiu o conceito de Manejo Integrado na Europa e nos EUA, cuja proposta era a de substituir a tendência da época, que fazia uso de inseticidas para acabar com as pragas.  

O uso de inseticidas é uma "herança" dos tempos da II Guerra Mundial, em que desenvolveram diversos produtos químicos com várias finalidades e, o controle de pragas, que até então era biológico, físico e cultural, foi substituído por inseticidas, por causa de sua rápida eficiência. 

No entanto, seu uso indiscriminado gerou efeitos negativos e surgiram outros tipos de pragas, resistentes a esses produtos químicos.  

É isso:foi colocado em pauta estudos sobre o conceito de controle integrado que, traduzindo de forma bem básica, seria a proposta de controle natural de pragas.

E a  pioneira para salvar lavouras pelo método natural foi a joaninha.
joaninhas, lavoura, agricultura, fertilizante orgânico

E para as joaninhas, nada? Tuudoo!

As pesquisas confirmaram que as joaninhas não estão neste planeta somente para pousarem de modelos de decoração de festinhas de aniversário infantis e ilustrar outros tantos acessórios que embelezam a galera... O que já é bom, pois sendo elas tão fofas e cativantes, não tem pra ninguém...

O corpito

As mocinhas têm seis patas muito curtas, cabeça pequena, corpito semiesférico e asas de cores vistosas muito desenvolvidas e duras.

Aliás, são dois pares de asas. Um é fininho e encontra-se sob o par de asas mais duro que as protegem de predadores.

Elas são meio parecidas com as borboletas no quesito metamorfose: quando bebês são larvas; depois, joaninhas.

Possuem um par de antenas sensoriais que ajudam na procura de alimentos e para encontrar namorados...

Ah, e qual é mesmo o tamanho delas? Well...Podem medir de um a dez milímetros. Pequetitas, pequetitas, mas de imensa importância.

Estrategistas

As cores não são apenas uma maquiagem para deixá-las mais charmosas; sua função principal, na verdade, é para que fiquem protegidas, pois as pintinhas e suas variadas tintas as camuflam entre as plantas, afastando assim, seus predadores,  que, confundidos,  desistem de...nhac... comê-las.

Aliás, outro jeitinho que elas encontram para se defender deles é deitando-se com a barriguinha pra cima, fingindo-se de mortas e liberando um liquido de cheiro bem desagradável. Ou, mais um jeitinho: escondem-se dentro de suas asas-carapaça.

A vida

Vivem 180 dias em média. No caso, 180 dias correspondem a seis meses ou um semestre aqui no calendário terrestre “Hellooo, Brasil!”. Ou seja, após meio ano por aqui, pa buft... Talvez seja por isso que não param de voar de flor em flor, de planta em planta vivendo bem a vida e, ao mesmo tempo, contribuindo na polinização... Sabem ser livres e generosas ao mesmo tempo.

A família

Temos mais de cinco mil espécies delas no planeta e, desse total, 450 são nativas da América do Norte.  O seu nome artístico é “joaninha”, mas na Carteira de Identidade dessas celebridades está claro que elas fazem parte da ordem Insectos Coleópteros da família Coccinellidae... ufa...

Mais fácil e bonitinho chamá-las de joaninha, né, não?  Fale rapidinho: Coccinellidae... insectos coleópteros. Conseguiu? Uau! 

E os tantos "nomes artísticos"?

Na Inglaterra são conhecidas como Ladybirds (Nossa Senhora/passarinho) e nos EUA, como Ladybugs ((Nossa Senhora do besouro); no Chile, são chamadas de Chinitas, na Argentina, de Bête a Dieu (bichos de Deus)... 
E na Espanha, Paraguay e Peru... aaaaadivinhem? Mariquitas! He,he, heee. Talvez seja um apelido carinhoso para Maria, não é? Sei lá, mas achei uma graça.

Fizeram fama...

Pois é...Uma das histórias mais conhecidas é aquela em que contam que lá nos tempos da Idade Média, as plantações foram tomadas pelas pragas e os lavradores começaram a rezar para Nossa Senhora; então, de repente, surgiram as joaninhas e devoraram os insetos, salvando parte das plantações.

E enfim, enfim, além de lindinhas e muito respeitadas por serem controladoras naturais de pragas, em algumas culturas elas também são símbolo de fartura e muito boa sorte.

adubo orgânico, horta, compostagem, lavoura
Este quadro/imagem faz parte da matéria  Joaninhas, lindas e poderosas 

O cardápio e o combate ás pragas nas lavouras

É através de sua dieta que ajudam a diminuir as pragas que destroem plantações. Essas figurinhas são até meio parecidas com a Magali*, isto é, meio comilonas. Alimentam-se de moscas-da-fruta, pulgões, lagartas, ácaros, cochonilhas e piolhos-da-folha...

Inclusive, são predadoras de pragas desde bebês (fase larval) e já foram utilizadas como apoio ao combate de pragas em plantações de vários países.

Elas mantêm o controle biológico de pulgões, pois se alimentam vorazmente deles. Estou com a impressão que esses afídeos são seu prato predileto, não é? Pois são capazes de comer até mais de cinquenta por diaaaa...aff 
E por causa disso, são “chamadas” para dar um fim às malvadezas deles nas lavouras...
                                                                                                                                 
O que esses afídeos aprontam?  

Hum, quem são mesmo os afídeos? Uai, os pulgões.

Os pulgões são sugadores de seiva. Uns vampirinhos, diria.

Em meados do século passado, os afídeos estavam destruindo a lavoura de frutas na Califórnia-EUA; então, foram importadas joaninhas da Austrália para acabar com a festa deles.

É bom tê-las defendendo nossas plantações, mas é sempre bom lembrar que devemos agir com equilíbrio e um bom amparo cientifico para que não haja um descontrole ecológico, levando ao desaparecimento de espécies e causando turbulência na cadeia alimentar. Vamos sempre lembrar que é a diversidade que preserva a vida. A biodiversidade.

Atenção: também é bom sabermos que temos joaninhas que se alimentam de plantas, isto é, são fitófagas, e podem acabar fazendo parte do grupo das pragas.

Admitindo o lado frágil

Elas também tem um lado frágil, muito frágil, aliás, pois são muito suscetíveis aos pesticidas.

O mundo é minha casa

As meninas estão praticamente em todos os lugares do planeta, são poliglotas... ;) Moram em jardins, pomares e florestas das nossas Américas, da Europa, Oceania, Ásia e África.

É isso ai!

Compartilho minhas pesquisas com vocês. Entonces, quem como eu também não sabia tudo isso, agora fica sabendo um pouquinho mais.


Fontes:
P.S.: Caso alguém não saiba, a Magali* citada neste post é a personagem gulosa das histórias em quadrinhos  da Turma da Mônica (Mauricio de Sousa)