3 de outubro de 2012

Ave bem cuidada = ovos de ouro


Moro na cidade, mas tenho o privilégio de consumir ovos das galinhas que meus pais criam lá na roça. Podemos criá-las nas cidades também; aliás, por aqui têm muitos que fazem isso. 

Resolvi escrever a respeito porque em conversa com minha mãe ao telefone, acabamos falando do cuidado e carinho que meu pai tem com os animais que temos por lá; como o cavalo, as vacas, os bezerros, os cachorros, os gatos, os passarinhos que vivem voando pelo jardim e... as galinhas.


Proteção de todos os animais

Também escrevo este texto pensando em compactuar com a publicidade sobre os tantos benefícios nutricionais dos ovos, que até ontem eram encarados como vilões e hoje são heróis. Mais um bom exemplo para confirmarmos que na caminhada a paisagem muda e dela faz parte a evolução de todas as espécies, incluindo a humana.

Os ovos de pato também são muito bons e reza a lenda que são melhores, mas as galinhas “anunciam” quando põem os seus ;) 

Sobre as galinhas dos ovos de ouro do sítio de meus pais

Com certeza estão entre as aves mais bem cuidadas deste belo país e isso influência na qualidade de seus ovos. Acredito nisso. Elas têm um bom espaço, são livres e muito bem alimentadas com o milho de nossas roças, sobras de frutas, verduras e legumes, além de uma plantação de couve e abóbora praticamente só para elas. Aliás, tiveram sorte, porque minha mãe plantou um pé de goiaba no terreiro delas, achando que era da espécie vermelha, mas é da amarela. E como não somos muito fãs da goiaba amarela, essa "sobremesa" é delas.
força muscular, bom funcionamento do cérebro e saúde para os olhos

Alguns métodos que usam por ai para criar galinhas -e que nem tenho energia para descrever aqui- são um grande engodo. É possível, muito possível, termos ovos em quantidade para o consumo de todos, cuidando muito bem dessas aves. Amor e cuidado geram maravilhosos frutos. Ovos de ouro.


Ferro, Potássio e Vitamina D

Ovos de ouro

Na casa de meus pais falta pouco para ter fila para comprar esses ovos. Não, não são mais baratos do aqueles vendidos no supermercado da cidadezinha. Na verdade, por vários motivos, seria bem mais fácil para o pessoal comprar no mercado. Vou até citar alguns desses motivos: o caminho para a casa deles fica meio fora de mão, como dizem; o pessoal tem que levar o recipiente (caixa de ovos); nem sempre têm ovos para todos que vão lá e, como não telefonam antes, muitas vezes perdem a viagem.

Comprem ovos de quem cuida bem dessas aves.

Fontes: