29 de outubro de 2012

Coleta a vácuo de resíduos sólidos: inovação com foco na sustentabilidade


Basicamente, na coleta a vácuo os resíduos são jogados em sacos nas lixeiras especiais, que estão conectadas a um sistema de tubulação enterrado em torno de cinco metros da superfície. Quando as 'bocas' estão cheias, um sensor é acionado e o lixo é sugado para fazer uma uma “viagem” subterrânea até uma estação de coleta, em uma velocidade média de 70 km por hora.  O destino final desses resíduos, que na estação são separados e compactados em contêineres, será um centro de triagem que recicla o lixo seco e faz o úmido virar energia.
Essas lixeiras especiais podem ser instaladas nas ruas e nas edificações.

coleta pneumática de resíduos sólidos

Assim é em Barcelona, na Espanha, de acordo com esta matéria do Jornal Nacional (Rede Globo).

Barcelona foi uma das primeiras na Europa a aderir a essa tecnologia inovadora. O projeto foi implantado na Vila Olímpica, construída para os jogos de 1992. Com o sucesso do sistema, ampliaram para outras redes da cidade.


A capital de Catalunha tem como meta atingir 70 % da cidade com a coleta a vácuo. Só não é possível chegar aos 100% porque alguns bairros estão localizados em regiões com colinas e irregularidades nos terrenos, inviabilizando a instalação dos dutos.

Atualmente a coleta a vácuo (ou coleta pneumática) já está em aproximadamente 150 cidades do mundo. No Brasil, a empresa sueca Envac, desenvolvedora do projeto, está com uma filial desde 2009, em São Paulo/SP.

coleta pneumática de resíduos sólidos é inovação
As vantagens da coleta a vácuo* 

1- Reduz o trânsito de caminhões pesados* para o transporte de lixo...

a) O que contribui para diminuir congestionamentos;

b) É bom para o meio ambiente, pois diminui a poluição do ar e a emissão de gases que causam o efeito estufa e;

c) Diminui o consumo de diesel o que também é bom para a economia;

d) Diminui a poluição sonora, pois caminhões fazem barulho.

*Em Barcelona, 160 caminhões deixaram de circular na cidade, que possui uma população de cerca de 1 621 537 habitantes e uma área de 101,4 km². A área urbana de Barcelona, porém, se estende além dos limites administrativos da cidade e abriga uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes[1][2] em uma área de 803 km²[1], sendo a sexta área urbana mais populosa na União Europeia, Wikepédia)

2- Melhoria estética e higiênica...

a) Os coletores (ou lixeiras especiais) acabam com sacos de lixo expostos nas ruas à espera dos caminhões e com isso diminuim consideravelmente problemas como mau cheiro, entupimento de bueiros, proliferação de ratos, baratas e moscas...

b) Cidade limpa, cidade mais bonita: essas lixeiras têm um belo design o que também contribui para melhorar visual (Mas o que importa mesmo é a solução que sua tecnologia oferece).

3- Diminuição considerável de espaços destinados aos aterros...

Além da diminuição de espaços nas ruas, condomínios e empresas em geral, destinados para o "depósito" de sacos, latões ou contêineres p/ o lixo que seria recolhido pelos caminhões. Afinal, normalmente o lixo acaba acumulando à espera dos caminhões e/ou precisa de grandes contêineres para sua armazenagem. Como através desse sistema a coleta é feita automaticamente, não existe acúmulo. 

Além disso, justamente por causa de seu processo de sucção, pelo o que vi em imagens e vídeos das pesquisas que fiz, parece que em boa parte não existe a necessidade dos coletores especiais serem grandes como os convencionais.
Coleta pneumática estimula a coleta seletiva e a reciclagem

4- Estimula a coleta seletiva e incentiva a reciclagem em larga escala;

5- A coleta é automatizada, o que minimiza as condições de exposição dos trabalhadores;

6- Mais eficiência no controle dos custos operacionais da coleta.

*Talvez tenha ainda mais vantagens além dessas citadas.Mas se não estão na lista, é por falta de conhecimento de minha parte, pois não sou especialista em gestão ambiental e afins.

Coleta pneumática de resíduos

As possíveis desvantagens

1-Custo (ou investimento)?

O custo para sua implantação é considerado alto (essa conclusão encontra-se em alguns textos de minhas pesquisas), mas acredito que dependa de vários fatores, onde todos os pontos serão bem analisados, já que em cada cidade, temos situações diferenciadas.

-Normalmente cidades de médio e grande porte já contam com a  infraestrutura que assegura a instalação de redes de esgoto, eletricidade e água; sendo assim, possivelmente facilite a implementação dessa tecnologia e talvez diminua os custos iniciais.

-Qual será o valor para construção e manutenção de aterros sanitários, além dos inúmeros veículos que levariam os resíduos até eles, em comparação ao processo de coleta a vácuo, cuja destinação do lixo é direto para centrais de reciclagem? Confesso que não sei.

-Em Barcelona, e possivelmente em algumas das demais cidades que aderiram ao sistema, existe o apoio financeiro da iniciativa privada. Talvez no Brasil já haja estudos para adotar essa mesma estratégia.

2- Geografia

Um aspecto a ser levado em conta seria a respeito de cidades em terrenos com superfícies irregulares e colinas, pois parece que isso impede a instalação das redes. Essa informação colhi de alguns textos escritos em 2010, talvez já tenha mudado.

-Quem sabe ao invés de “custo”, um projeto assim possa ser visto como investimento, pois o valor aplicado possivelmente se diluirá com o tempo, -analisando pela ótica de custo-benefício.  Ou será que não?

-Bom, uma coisa parece certa: precisamos de soluções efetivas em médio prazo sobre todas essa questão dos resíduos, ou corremos o risco de colhermos altos prejuízos, bem maiores do que o “custo” destinado para projetos como o da coleta a vácuo. Estamos com a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em vigor e com prazo até 2014 para que seus princípios sejam cumpridos. Vamos ver...
Coleta a vácuo do lixo

Pelas minhas pesquisas, posso estar errada, esse processo não atende à coleta do óleo de cozinha, computadores, baterias e alguns outros tipos de lixo. No caso, esses lixos “discriminados” devem ser levados diretamente às centrais de reciclagem e/ou com um destino para ONGs e empresas que os reaproveitam, como o óleo de cozinha, que pode ser reciclado em sabão ou biodiesel, etc.

Enfim, é isso, não é apenas um tipo de projeto que trará 100% de solução.

Os tantos "lixos" gerados no mundo...

Além do mais, tenho a impressão que muitas vezes quando falamos em lixo, só lembramos dos resíduos domésticos, de restaurantes ou daquele jogado nas ruas, isto é, o lixo urbano; sendo que este é apenas 2,5% do total gerado no mundo. Os maiores geradores de resíduos no planeta são: pecuária (39%), mineração (38%) e agricultura (19%).

Porém, Segundo o especialista Sabetai Calderoni, autor do livro Os bilhões perdidos no lixo, o Brasil perde 10 bilhões de dólares por ano, apenas por não reciclar o lixo residencial (Segundo o IPEA*, a geração de renda resultante da reciclagem poderá chegar a 8 bilhões). Para ver o quanto que já perdemos de dinheiro e ainda estamos perdendo, além dos tantos custos em consequência de doenças, gases nocivos, água e solo envenenados que esses percentuais "ínfimos” de lixo nos causam por não terem um descarte correto.

Necessitamos de  soluções para todos os  tipos de lixo.
Coleta a vácuo

E os Agentes Ambientais (Catadores de Materiais Recicláveis)?

Faz uns bons anos que estamos buscando meios para que o profissional catador de materiais recicláveis seja reconhecido e tenha melhores condições de trabalho. Uma das maneiras (não a única), segundo leituras e reflexões, seria o apoio ao desenvolvimento de cooperativas de reciclagem e o trabalho de conscientização para que toda a sociedade compreenda que fazer coleta seletiva, além de preservar o meio ambiente, também significa garantir renda para esses trabalhadores e, consequentemente, economia saudável para toda a cidade. Afinal, no Brasil, estima-se que menos de 2% do material descartado é reciclado.

Então, com a coleta pneumática implantada nas cidades brasileiras, principalmente nas médias e grandes, que é  onde se concentra o maior número desses profissionais, como ficaria a situação deles? Como ficamos entre apoiar tecnologias inovadoras que porventura possam vir a influenciar negativamente na condição de trabalho de alguns cidadãos?  

Não sei se teria alguma influência negativa, não achei nada a respeito, apenas estou tentando imaginar como seria e expondo essa dúvida, pois essa é uma questão discutida há muito tempo. No mínimo, desde a Revolução Industrial. E na caminhada de lá para cá, também já percebemos que não foi exatamente a implantação de novas tecnologias e a industrialização em si, que afetaram negativamente o trabalho e renda dos cidadãos ou os deixaram em uma condição de vida insalubre -como é ainda a vida de boa parte dos Agentes Ambientais (Catadores de lixo). 

Por outro lado, com um sistema assim, talvez os catadores venham a receber até mais apoio, como educação e qualificação para lidar com esse novo formato de coleta e,como consequência, terão uma vida de fato digna, sendo verdadeiros protagonistas de sua história.

Ou quem sabe, tem pra todo mundo? Isto é, para os cidadãos em geral, usufruir do sistema de coleta a vácuo, parece ser muito confortável (e somos merecedores); e o agente ambiental poderá continuar a realizar seu trabalho em paralelo, porque parece que nem todo lixo a coleta a vácuo dá uma solução; e porque o sistema  não cobriria toda uma  cidade ou todas as cidades do pais...

É possível também que essa tecnologia de algum modo venha a ligar-se com as cooperativas e empresas de materiais recicláveis. Talvez até já exista uma proposta assim.

Questões que valem reflexão, estudo e  mais pesquisas.
Auto-esvaziamento lixeiras Ligado a um Sistema de Recolha de Resíduos
 Envac los Nyhavn, Copenhaga, Dinamarca
O lixo vai deixar de existir? Vai sumir?

Acho que o lixo nunca deveria existir. Estamos ouvindo todo dia quelixo é luxo”, que é “matéria rica”, que gera renda... Estamos mesmo aprendendo.

O lixo deixará de existir pela nossa mudança de visão e não por causa da coleta a vácuo.

Agora, com essa tecnologia, parece muito real a chance dele sumir do chão das ruas e de tudo quanto é lugar, incluindo lixões e aterros.

E o R sustentável “Reduzir”, como ficaria?

Em 2011, o Brasil produziu 61,9 milhões de toneladas de lixo, o que significa 1,8 % a mais do que 2010 (que produziu 6, 8% a mais do que 2009). E segundo a matéria do G1, a pesquisa Data Popular levantou que a classe média vai movimentar R$ 1 trilhão em consumo no ano de 2012. Os projetos para resolver a questão dos resíduos gerados por todo esse consumo ainda não conseguem crescer na mesma proporção, mas é questão de tempo, apenas. É o que penso.

Coleta a vácuo diminui a poluição

Considerando que a coleta a vácuo é um processo que não deixa acumular lixo, mas que o faz sumir de nossos olhos, alguns podem pensar que todo o trabalho que vem sendo feito, como campanhas e projetos com os motes “consumo consciente” e de “desperdício zero”, poderá ir por água abaixo. Isto é, podem concluir que ao nos vislumbrarmos com esse projeto implantado em nossas cidades, os cidadãos poderão achar que não será mais necessário aderir ao conceito dessas campanhas. Quem pensa assim, está equivocado, acho.

O tema sustentabilidade está na moda, felizmente. Sendo assim, essa "moda" amplia a visão de seu conceito para um número cada vez maior de cidadãos refletir sobre o atual cenário e suas consequências.

Além disso, acho que já temos consciência que entre outras questões, reciclar é negócio lucrativo, e que desenvolver produtos e embalagens ecologicamente corretas, faz parte do caminho viável para  viver com  sustentabilidade.

São outros tempos. Já existem mais projetos inovadores a favor da sustentabilidade do que possamos imaginar.

Aliás, a coleta a vácuo é um projeto inovador e sustentável.

Toda essas discussões e campanhas (formais e não-formais) atuais, estão nos ensinando muito e nos levando a adotar práticas sustentáveis naturalmente.

Esse sistema é uma beleza para os condomínios

Adoraria morar em um condomínio com essa proposta de coleta. Em Barcelona, os prédios construídos nas últimas duas décadas já têm o sistema instalado internamente. As lixeiras especiais estão instaladas em cada andar.

Vivendo e aprendendo...

A maioria das pessoas, principalmente os profissionais da área, já conhece a proposta há anos e, com certeza, todos estão melhor embasados para avaliar a viabilidade ou não desse projeto, com muito mais critério do que uma cidadã curiosa, como eu.  

De minha parte, soube de sua existência somente em 2010, através do Jornal Nacional, cuja matéria a respeito fechou um ciclo de reportagens especiais sobre soluções encontradas por algumas cidades referente o lixo urbano (link do vídeo no início deste post); e dias atrás revi o vídeo publicado em uma rede social, então resolvi conhecer um pouquinho mais através de algumas pesquisas no Google.

Para quem ainda não conhecia e deseja informações mais precisas a respeito, posso adiantar que nos sites de buscas encontrarão diversas  matérias e artigos, além do site da empresa ENVAC, criadora do sistema.

E enfim, sabemos que o ato de separar o lixo e dar um descarte correto sempre será de responsabilidade de cada cidadão. Pois até mesmo aqueles que são considerados os maiores causadores de lixo do mundo (conforme percentuais publicado no início deste post), existem em função de uma demanda que é gerada pelos consumidores.

E afinal, somos todos cidadãos.

Fontes:
Coleta de lixo subterrânea e a vácuo (Informações sobre funcionamento, tubulação, limpeza, manutenção e requisitos ambientais)
Como funciona a coleta de lixo em Barcelona? 
*IPEA: Instituto  de Pesquisa Econômica Aplicada