19 de novembro de 2012

São José do Rio Preto faz compostagem em larga escala há mais de 20 anos

Em São José do Rio Preto/SP, o lixo doméstico é levado para uma usina de triagem e compostagem  e lá passa por um processo de separação manual para retirar o seco reciclável. O restante é feito por máquinas, passando por várias peneiras que separam o seco do úmido.

Após essas etapas, o lixo úmido compostável é levado para um pátio, que tem uma base que evita a contaminação do solo, onde passará por todo o processo necessário para virar adubo.
O lixo que não é possível reciclar, segue para o aterro sanitário do município.


Faz mais de 20 anos que São José do Rio Preto gera emprego e renda com a venda do lixo seco para empresas de reciclagem e com a comercialização de 60 toneladas de adubo (por mês) -resultado da compostagem de lixo orgânico doméstico.


Inclusão Social, emprego, qualidade de vida

Esse adubo, rico em vários nutrientes para o solo, está registrado no Ministério da Agricultura e é vendido principalmente para os produtores rurais da região.

A Usina, atualmente com 75 funcionários diretos, é a única com nota 10* em compostagem entre os municípios que fazem adubo do lixo orgânico no estado de São Paulo. 


*Essa avaliação é realizada todos os anos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Concluindo: compostagem é geração de renda e preservação ambiental. Sem dúvidas! 
-Artigo A importância da usina de compostagem de São José de Rio Preto, publicado em 2010 e de autoria do engenheiro José Mário Ferreira de Andrade, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
-Fonte:

Compostagem e adubo