29 de junho de 2012

Lixo na lixeira certa


Na sua cidade têm lixeiras seletivas nas ruas?

Fazendo as minhas pesquisazinhas encontrei um blog com este post (de 2010) sobre uma matéria do Fantástico (Rede Globo) a respeito do lixo nas cidades. 

Na época, o programa realizou um teste para ver quantos quilos de lixo no raio de 01 km eram jogados em uma rua com grande fluxo de pedestres. Pela minha leitura, essa prova foi realizada em sete capitais, incluindo Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. 

28 de junho de 2012

O lixo, a compostagem, a horta, a Monique e a educação ambiental

Maria

A compostagem está invadindo as cidades. Não apenas as casas, mas também os apartamentos. Estamos aprendendo que é possível aderir a essa ação sem maiores dificuldades. Sendo assim, estamos dando uma direção mais positiva para uma boa parte do lixo orgânico, contribuindo para que o  meio ambiente seja preservado, fazendo adubo  e criando belas hortas. 

7 de junho de 2012

Compostagem & dinheiro



Toda lavoura precisa de adubo. Lá no interior, na roça, os pequenos agricultores, algumas vezes,  vão buscar essa preciosidade na casa de meus pais. Estrume de vaca. Esterco. Isso significa que em alguns momentos não conseguem gerar em suas propriedades a quantidade necessária de fertilizantes para suas plantações. Se meu pai quisesse vender, eles comprariam.

A arte-horta suspensa de garrafas PET


Hortas também podem ser consideradas belas obras de arte. Ou poemas. Posso imaginar que a mão do ser humano escreva versos em cada canteiro. Sementes e mudas diversas, palavras e sensações diversas.
Nos canteiros sempre mora a diversidade de sementes e mudas. Senão, acho que nem seria uma horta, seria? Nela está a bio, a vida, a biodiversidade.
Clique >veja slide com Passo a passo de Hortas suspensa com garrafas PET 
     

3 de junho de 2012

A árvore da vida é verde


Desde 2005 Curitiba tem um Movimento chamado “Jardinagem Libertária”, criado com o objetivo de desenvolver espaços ecológicos nas áreas urbanas. Com essa ação a proposta também contribui para reintegrar o cidadão na sua cidade.

1 de junho de 2012

CICLICCA, uma ode ao amor


Cristiane Iannacconi é dessas pessoas cheias de sol e serenamente atentas a tudo que acontece a sua volta. Seria mais ou menos como: “olhar, refletir e agir”.  
A cada dia, mais pessoas assim estão participando de movimentos a favor da sustentabilidade.