30 de julho de 2012

Horta suspensa de garrafas PET: veja como fazer


Segue nesta postagem um tutorial sobre horta suspensa com garrafas PET. Todo o passo a passo está em slide e de acordo com o material enviado por Edson Silva (Blog Transforma a Terra), a respeito de sua experiência.

Parece fácil. Com amor e boa vontade, fica fácil.  E com bom humor também, é claro.

29 de julho de 2012

Compostagem doméstica: como fazer?

É fácil, fácil, fácil, sem cheiro, limpinho e divertido.
No final desta postagem apresento um slide sobre  como fazer compostagem doméstica, tendo como fonte e apoio o blog Transforma a Terra. Isto é, ilustrei e formatei em slide, texto e fotos enviados por Edson Silva, que pratica a arte de transformar o lixo orgânico em adubo.

A casa da floresta


Uma floresta, mesmo que pequenina, influencia no microclima local deixando-o mais fresco, alterando a direção dos ventos e melhorando o sombreamento. Também conserva a biodiversidade, fundamental para a vida, o bem viver, a qualidade de vida, vida, vida, vida...

11 de julho de 2012

Tangerina, ponkan, bergamota, mimosa

Foi aqui na cidade grande  que descobri novos  nomes para a tangerina. Na roça temos quatro ou cinco pés, nem lembro. Uns mais antiguinhos, outros mocinhos. Quando estive por lá, as mimosas estavam prometendo amadurecer. Agora, possivelmente já "sumiram" todas. Entre as árvores dessa fruta tem uma que não tem pra ninguém, só para os passarinhos.

8 de julho de 2012

Quem gosta de palmito da pupunha?


Minha mãe plantou uns pés de palmito de pupunha faz um bom tempo, e colheu uma parte no início de maio, na mesma época em que fez a colheita do aipim. Sabe, dá um trabalhinho colher esses palmitos. É meio pesado rs ;). Assim como arrancar as raízes de aipim, que  nem sempre é fácil, não. E depois, vem o trabalho de descascar, que também é suadinho e,... Fazer as conservas.

Culpa das abobrinhas, não minha


Passei um bom tempinho da minha vida tentando gostar de abobrinha. Afinal, proclamam por ai os seus benefícios, assim como os do repolho.
Uma grande parte das pessoas gosta, sabemos disso. Outra parte talvez só finja,  para não gerar polêmicas e “ficar na paz” rs. Simples assim. Será?

Aipim, mandioca, macaxeira...


Minha mãe tem uma pequena roça de aipim. Ela planta, cuida, colhe, descasca e cozinha. Praticamente tudo sozinha. E ainda vende para os vizinhos. Fez uma singela colheita  no início de maio deste ano. Fiz umas fotinhos. 

7 de julho de 2012

Detesto repolho


Sim, quero dizer, não, não gosto de repolho. E acham que por isso eu sairia por ai, difamando-os? Como assim? Ora, mesmo sem nenhum estudo e nenhuma pesquisa que de fato comprovasse que o formato muito cabeçudo do repolho poderia fazer mal às crianças, quem sabe eu não poderia criar um movimento que  induziria  muitos a acreditarem nisso?

5 de julho de 2012

Céus...


Nada por acaso ao acaso sempre por acaso...????...Bom, "por acaso" da minha janela vi um céu com muitos céus. Tive muita sorte. Foi no final da tarde, quando o fim do dia e o início do anoitecer estão próximos do encontro, da mistura....

4 de julho de 2012

Vá pela escada...


Moro no quinto andar do prédio e faz quase dois anos que decidi não utilizar mais o elevador, a não ser em casos extremos. O mais "extremo" que rolou até agora foi as malas para viajar. Também não vou me esguelar, né? ;)

2 de julho de 2012

Não sabemos o que fazer com o lixo?


Sabemos, sim. Aliás, lembrei-me de uma frase que ouvi faz uns anos, e a questão do lixo prova o quanto ela é verdadeira: A solução está no problema. Estou entre os que acreditam que existe alquimia e riqueza no lixo e que estamos no caminho para resolver os problemas que ele nos causa.

1 de julho de 2012

Síndico sustentável = Inovação

Maria.

Vários síndicos já desenvolvem projetos sustentáveis em sua gestão. Alguns desses projetos já acontecem há anos, bem antes do tema ser tão discutido como é hoje. 
Mas ao mesmo tempo, ainda temos alguns condomínios que não aplicam essas propostas.