30 de outubro de 2012

Não quero fazer compostagem doméstica... E daí?


Houve um tempo em que o adubo para as plantações era natural. O agricultor transformava resíduos agrícolas, estrume de animais, folhas e sobras de alimentos, entre outros, em fertilizantes para a lavoura.
No caso das sobras de alimentos, boa parte ia mesmo era para as galinhas, porcos, gatos e cachorros. Para eles, um banquete.

29 de outubro de 2012

Coleta a vácuo de resíduos sólidos: inovação com foco na sustentabilidade


Basicamente, na coleta a vácuo os resíduos são jogados em sacos nas lixeiras especiais, que estão conectadas a um sistema de tubulação enterrado em torno de cinco metros da superfície. Quando as 'bocas' estão cheias, um sensor é acionado e o lixo é sugado para fazer uma uma “viagem” subterrânea até uma estação de coleta, em uma velocidade média de 70 km por hora.  O destino final desses resíduos, que na estação são separados e compactados em contêineres, será um centro de triagem que recicla o lixo seco e faz o úmido virar energia.

14 de outubro de 2012

O lixo e a compostagem em larga escala


Muitas mudanças devem ocorrer a favor da preservação do meio ambiente e, felizmente, algumas delas já estão acontecendo; como por exemplo, acabar com os lixões. Creio que estamos consideravelmente próximos de atingir esse objetivo.  

Sustentabilidade é morango com amor...


Dias atrás ganhei três caixinhas de belos morangos. Eram de plantação orgânica, bem grandinhos e muito saborosos.  
O Morango faz bem ao coração tanto no que concerne à saúde física quanto a um símbolo da paixão, do amor e  dos muitos beijos...

Leite doce


Atualmente temos quatro vacas  que produzem leite de ótima qualidade e também em ótima quantidade. Meus pais vendem leite para a cooperativa e para alguns clientes das vizinhanças.

8 de outubro de 2012

Coleta Seletiva: lixo em container fashion ou ”brega", qual a diferença?


Tempos atrás li uma matéria sobre alguns contêineres bonitos, muito fashions, que serão destinados para a coleta do lixo em condomínios e empresas (normalmente citados como os grandes geradores de lixo).

Além das várias e importantes vantagens tecnológicas, esses contêineres darão um novo ar para arquitetura desses locais. 

3 de outubro de 2012

Ave bem cuidada = ovos de ouro


Moro na cidade, mas tenho o privilégio de consumir ovos das galinhas que meus pais criam lá na roça. Podemos criá-las nas cidades também; aliás, por aqui têm muitos que fazem isso. 

Resolvi escrever a respeito porque em conversa com minha mãe ao telefone, acabamos falando do cuidado e carinho que meu pai tem com os animais que temos por lá; como o cavalo, as vacas, os bezerros, os cachorros, os gatos, os passarinhos que vivem voando pelo jardim e... as galinhas.

1 de outubro de 2012

Folhas de beterraba e o reaproveitamento de alimentos


Faz tempo que já temos boas informações sobre reaproveitamento de alimentos. Inclusive sobre as partes de verduras, legumes e frutas que consideramos pejorativamente como lixo, mas que na verdade, também são alimento e, muitas vezes, com mais propriedades nutricionais do que a parte que consumimos habitualmente.