13 de fevereiro de 2013

A Coleta Seletiva e os Agentes Ambientais


Na minha cidade a prefeitura tem projeto de coleta seletiva, mas na cidade de minha amiga, não. No entanto, foi com ela que aprendi, e muito, sobre toda essa questão que envolve o tema “lixo”.
Um exemplo: Mariana preferiu a prática à teoria, digamos assim. Simplesmente fez contato com os Catadores de Materiais Recicláveis (Agentes Ambientais), e eles buscam o lixo seco na casa dela ou, dependendo do tipo de material, algumas vezes minha amiga leva até eles.
Reciclagem
Quando alguns de seus vizinhos viram essa ação, passaram a fazer a mesma coisa. Então, na sua rua agora existe o que chamamos de “coleta seletiva”. Seu cunhado levou a sugestão para o condomínio no qual reside e, há mais de um ano, fazem a mesma coisa.


Na Coleta Seletiva fazemos a separação entre lixo seco e lixo úmido.

Com boa parte do que vira lixo úmido é possível fazermos compostagem para geração de adubo. Veja: como fazer compostagem doméstica

Boa parte do que tem no lixo seco é  reaproveitável e reciclável. 
A parte seca reciclável é a principal fonte de renda dos Agentes Ambientais. 
Catadores de materiais recicláveis, agentes ambientais
Ao fazermos parcerias com esses profissionais autônomos ou com cooperativas de reciclagem, contribuimos para a geração de renda, inclusão social e também para a preservação ambiental -já que o lixo nos aterros controlados ou lixões causa danos ao meio ambiente.


Também contribuímos para uma cidade mais limpa, com menos poluição e menos alagamentos.
Agentes Ambientais e a reciclagem
Acho que entregar o lixo reaproveitável e reciclável para os agentes ambientais é uma questão de cidadania e respeito ao bem-estar de todos.
E, se for possível, que esteja protegido, como o vidro, e o mais limpo possível, como latas de creme de leite, etc). 


Produtos feitos da reciclagem
Guarda-chuvas feito de embalagem de salgadinhos (Produto Terra Cycle) 
A Coleta Seletiva  pode não ser  a única solução para o tema “lixo”, mas é um grande passo...