21 de fevereiro de 2013

Eu, você, o nosso lixo, o catador e a PNRS


Talvez o catador (Agente Ambiental) esteja entre os cidadãos mais bem informados a respeito dos resíduos que podem ser reciclados em sua cidade. Afinal, esses resíduos podem significar pão na mesa, boa renda para a família e uma boa casa.

Se um catador de material reciclável passa todo dia ou vez ou outra em sua rua, que tal entregar a ele a parte do lixo que você gera e que é reciclável?
Trata-se de uma  ação positiva para o meio ambiente e para a economia da cidade.

                                                               Quero coleta Pneumática de Resíduos

social econômico e ambiental

Uma das maneiras para fazer essa entrega é razoavelmente simples. Basta colocar em frente da casa dois lixeiros. Um para o seco (onde boa parte dele é reciclável) e outro para o orgânico (úmido). Se for possível, nessa separação procure deixá-lo limpo e de um modo que o cidadão catador não se machuque ao manuseá-lo.

Talvez possamos até colocar uma lixeira somente com recicláveis, sem nenhum lixo seco não reciclável.
Por que não tentar fazer um pouco diferente?

Quem mora em condomínio e ainda não têm lixeiras seletivas, pode sugerir a ideia ao síndico.

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

O resíduo que o catador não leva porque em nossa cidade ainda não tem uma empresa que faça reciclagem ou ainda não é viável, esse sim, é um lixo que devemos nos preocupar, pois na maioria das vezes irá parar nos lixões.
Esse é também é um dos motivos pelos quais foi sancionada a Lei Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010.

A Lei irá mudar consideravelmente a atual situação. Na verdade, as mudanças já começaram.

Felizmente, a sociedade há muito já vem despertando para os erres sustentáveis como reduzir, reutilizar e reciclar.  A sanção da PNRS é fruto dessa consciência.

A Lei prevê a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos, proíbe a manutenção de lixões em todo o país e obriga que a partir de  2014 todas as cidades brasileiras tenham aterros sanitários.

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a estimativa é que com a PNRS em vigor, a geração de renda resultante da reciclagem chegue a uma média de R$ 8 bilhões.

Diversos projetos já estão em andamento para investir no tratamento de resíduos sólidos, substituir lixões, implantar coleta seletiva em todo o país e também financiar cooperativas de catadores.

A nossa responsabilidade e a dos outros

A responsabilidade sobre o que e o quanto consumimos, e também o descarte correto de seus resíduos é de cada cidadão, incluindo empresas e, lógico, os cidadãos que elegemos  para administrarem  nosso país.

Apesar de sabermos que não é o cidadão em suas atividades cotidianas e domésticas, o maior gerador de lixo (na verdade, ele está entre os menores), ainda assim, temos responsabilidades perante toda a sociedade sobre a nossa parte; pois mesmo sendo pequena, descartada de modo adequado gera grandes soluções.
Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS
Fonte: " De onde vem o lixo produzido no mundo " (estadao.com.br)
Além do mais, a pecuária, a mineração, a agricultura e a indústria são os maiores geradores de lixo do mundo porque atendem nossa demanda com seus produtos.  Nesta questão, a solução é refletirmos sobre nossa forma de consumir e incentivarmos as empresas para que busquem um processo de produção sustentável, e se responsabilizem de fato sobre o lixo que geram -assim como nós.

No site do Ministério do Meio Ambiente encontramos boas informações sobre praticamente tudo o que se refere ao lixo. Inclusive sobre o que é e não é reciclável. Clique: Ministério do Meio Ambiente - Cidades Sustentáveis

Vamos nos informando, aprendendo e nos reeducando para o melhor. Consequentemente, melhorando tudo em nossa volta.