6 de março de 2013

Quero Coleta Pneumática de Resíduos

Coleta pneumática de Resíduos Sólidos

Ano passado li duas notícias sobre projetos de coleta pneumática (ou a vácuo) no Brasil. Em uma matéria falava sobre o sistema sendo implantado pela Prefeitura de São Paulo-SP; e na outra, pelo Hospital Sírio-Libanês-SP.


Pelas minhas pesquisas (como leiga), parece que ainda há algumas controvérsias a respeito da coleta a vácuo aqui no país, como seu custo-benefício e a geografia de algumas cidades.

Particularmente, considero uma ideia ecoinovadora e muito confortável. Gosto de imaginar que eu poderia morar em uma cidade que tivesse esse sistema e, melhor ainda, que o meu condomínio já estivesse adaptado ao modelo.
coleta pneumática de resíduos sólidos


Em países americanos, principalmente, vejo que o lixo é jogado por uma tubulação existente em cada andar do prédio, caindo dentro de contêineres na rua dos fundos da construção.Também acho que não é igual em todos os prédios dos EUA, mas creio que na maioria, sim. Essa mesma engenharia existe em vários lugares pelo mundo, até porque morei em um edifício assim aqui no Brasil.

No caso da coleta pneumática a ideia da tubulação em cada andar é similar, mas o processo é diferente, pois esse formato por onde será jogado o lixo é bem mais higiênico, evitando a possibilidade de mau cheiro, insetos e baratas. 
É quase como se fosse uma tubulação virtual.


Nas ruas é basicamente a mesma coisa, sendo as lixeiras conectadas às tubulações subterrâneas, nos deixando livres dos sacos de lixos nas calçadas, contêineres abertos e abarrotados. 
Ficamos livres até mesmo daquele lixo que os cidadãos jogam nas ruas, enquanto pedestres. Isto é, uma cidade limpa, parecendo que não existe lixo no mundo.

A coleta a vácuo extermina em torno de 100% a proliferação de ratos, baratas e outros insetos, além de evitar entupimentos de bueiros (diminuindo alagamentos) e envenenamento da água, solo e ar. Contribui também para evitar a poluição sonora e engarrafamentos -pelos quais os caminhões de coleta também são responsáveis. 
Mais ainda: menos caminhões circulando nas ruas, menos combustível sendo queimado, o que proporciona ar mais puro e mais conforto térmico.

Segundo a matéria publicada no Estadão, a implementação da coleta pneumática na cidade de São Paulo reduzirá em uma média  de 30% os custos operacionais comparados à coleta convencional.

Além dos benefícios já citados, esse sistema (que também pode ser aplicado em empresas e indústrias) fomenta a reciclagem do lixo seco em larga escala e a produção de energia através do lixo úmido.

Não sou profissional da área que compete a avaliação de projetos dessa natureza, mas quanto mais leio a respeito, mais acho que só traz benefícios. 
Contribui também para evitar a poluição sonora e engarrafamentos -pelos quais os caminhões de coleta também são responsáveis.

Fontes: