3 de abril de 2013

Ecologia Industrial é Sustentabilidade


Ecologia Industrial é um ramo das ciências ambientais que analisa a produção industrial e sua interação com o meio ambiente, sua logística e consumo, e a interferência social, política e econômica de todo o processo.

Trata-se de uma abordagem ainda nova, inclusive no Brasil, sendo mais desenvolvida nos EUA, Japão e em alguns países da Europa.

A Ecologia Industrial, apelidada de “Ciência da Sustentabilidade”, busca implantar na indústria ações que reduzam os impactos ambientais, tanto na extração de recursos, processo de produção e do produto em si, quanto no caminho/transporte que esse produto faz até as mãos do consumidor -incluindo seu pós-uso.

Penso que essa nova ciência adota uma abordagem mais realista, pois focaliza na causa e busca caminhos para que o sistema industrial aja dentro dos princípios da sustentabilidade, evitando assim possíveis consequências negativas que  resultem do processo de produção. 

Ou seja: prevenção.
Ecossistema industrial

O artigo “Strategies for Manufacturing” foi fundamental para fortalecer a expansão do conceito Ecologia Industrial. Publicado em 1989 na revista Scientific American, seus autores, Robert Frosch e Nicholas Gallopoulos, sugeriram que as indústrias se formassem como ecossistemas para que a extração de recursos fosse minimizada e o processo de produção, seus produtos e subprodutos fossem, além de economicamente viáveis,  ambientalmente corretos.
Um sistema industrial com base de ecossistema segue um conjunto de ações similares aos encontrados na natureza, onde,  basicamente, todos os elementos se relacionam com equilibro e estão ligados entre si.

Por exemplo: um empreendimento planejado sob essa ótica pode desenvolver relacionamentos com empresas vizinhas, onde o que é rejeito de atividade para uma, poderá se tornar matéria prima ou insumo para outra.
Clique: Um pouco da história da Ecologia Industrial
Não sou especialista, mas acredito que são várias as vantagens que resultam dessa estratégia de “simbiose”. Pois além de reduzir a extração de recursos naturais, diminuir a poluição e etc, possivelmente os empreendimentos industriais também serão beneficiados com a redução de custos operacionais, fortalecimento das relações de negócios e, principalmente, a conquista de um olhar mais positivo da  sociedade sobre tudo o que envolve  empresas e administração com foco na sustentabilidade.

Vantagens/benefícios para o planeta, para a indústria e para todos nós.

Enfim, como resolvi pesquisar e estudar o tema, decidi escrever um pouquinho do que entendi até agora.

Leituras/Fontes

The industrial ecosystem would function as an analogue of biological ecosystems. (Plants synthesize nutrients that feed
herbivores, which in turn feed a chain of carnivores whose wastes and bodies eventually feed further generations of plants.)
An ideal industrial ecosystem may never be attained in practice, but both manufacturers and consumers must change their
habits to approach it more closely if the industrialized world is to maintain its standard of living and the developing nations
are to raise theirs to a similar level without adversely affecting the environment. (Trecho extraído do artigo “Strategies for Manufacturing” )