11 de maio de 2014

Logística reversa e agentes ambientais #06

Cada um é cada um e cada um com seu cada um, como disse o Duende Verde para o Homem-Aranha. Quero dizer que, no meu caso, estou entre aqueles que preferem promover o trabalho dos agentes ambientais e, sendo assim, entrego a eles o lixo seco reaproveitável e reciclável que gero. Faço isso porque acredito que estou contribuindo -pelo menos um pouco- para a geração de emprego e renda  e sei que tudo isso é ponto positivo para a economia. E é bem mais prático  para mim, pelo menos, do que ficar inventando "coisas artesanais" e/ou caseiras para reciclar


POST #06
Como não sou profissional da área ambiental, acho que no meu cotidiano, os únicos cidadãos que conheço que mais entendem de resíduos sólidos reaproveitáveis e recicláveis, são os Agentes Ambientais (vulgarmente conhecidos como catadores de lixo e/ou materiais recicláveis).

Agente Ambiental: ponte verde entre  consumidor e empresa

Falando em agentes ambientais, quem melhor do que eles para fazer a ponte entre as empresas e os consumidores através do projeto de logística reversa?

No meu dia a dia o que parece mais prático para mim? Entregar os resíduos pós-uso que gero, nos postos de coleta ou aos catadores?

O que parece ser mais interessante  financeiramente para a viabilização do retorno do resíduo pós-consumo à empresa? Talvez a parceria com os agentes ambientais.

PNRS: logística reversa e agente ambiental

A Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tem também como principal objetivo promover a inclusão social e a geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis.

Esses profissionais devem ser lembrados, respeitados, ter direito à cidadania, incluindo acesso á capacitação e ótima remuneração por seu trabalho.

Ponto positivo para todos os aspectos que envolvem o espírito de cidadania.

Segue links de  matérias interessantes sobre o trabalho e a vida dos Agentes Ambientais:
-Catadores de lixo mudam forma de trabalho para sobreviver, em Goiás