6 de maio de 2014

Logística Reversa? Interessa-me... (cidadania e economia - Parte II) #03

Logística reversa  interessa-me porque: 

diminui o lixo das ruas
diminui lixões e espaços destinados aos aterros sanitários; 
elimina resíduos tóxicos
economiza e preserva  água
economiza energia
diminui a extração de recursos naturais
gera emprego e renda
promove a inovação e o empreendedorismo.

http://furabolha.blogspot.com.br/2014/05/logistica-reversa-interessa-me-parte-ii.html
Post #03
Logística reversa  interessa-me porque fomenta a economia criativa e sustentável e desperta no cidadão o respeito ao meio ambiente.

Sou leiga na área de logística reversa, mas sou uma cidadã muito interessada na preservação do  meio ambiente. Tanto do meio ambiente urbano no qual vivo, quanto o de  todo o planeta, já que tudo está conectado de alguma forma e já que acredito que sempre temos retorno daquilo que plantamos.

Como cidadã, logística reversa me interessa #logísticareversameinteressa.
“O sistema de reciclagem agrega valor econômico, ecológico e logístico aos bens de pós-consumo, criando condições para que o material seja reintegrado ao ciclo produtivo, substituindo as matérias-primas novas, gerando uma economia reversa; o sistema de reuso agrega valor de reutilização ao bem de pós-consumo; e o sistema de incineração agrega valor econômico, pela transformação dos resíduos em energia elétrica”. Paulo Roberto Leite-Especialista em Logística Reversa (2003)
Ainda estou no início dessa caminhada em busca de informações sobre logística reversa, mas  já descobri muita coisa.
Logística Reversa pode trazer excelente retono financeiro e econômico, principalmente para quem tem espírito de empreendedorismo e inovação.
Um exemplo, entre muitos, a tábua de tubo. Leia este post: Tábua de tubo de creme dental é logística reversa? 
O resíduo de  isopor é outro exemplo de retorno financeiro. Em 2013 escrevi este post O isopor é 100% reaproveitável e reciclável
A bituca de cigarro idem. Leia  Bituca de cigarro é reciclável 
“A logística reversa é uma área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo, ao ciclo de negócio ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.”
Paulo Roberto Leite (2006)
Percebe-se que não é fácil a implantação de um sistema de logística reversa em uma empresa. Um projeto de gestão de resíduos requer um planejamento minucioso e uma revisão de todo o processo de fabricação do produto, entre outros fatores, como pontos de coleta, transporte, etc e etc. Tudo isso tem custo e, uma empresa, para manter-se ativa, gerar benefícios econômicos para o país e para a comunidade na qual está inserida, precisa ter lucro. Isso significa que em um plano de logística reversa deve estar também o lucro que esses sistema poderá gerar. (continuaremos no post #04)

Leia: Governo do Paraná  recebe mais um plano de Logística Reversa da indústria (matéria publicada dia 25 de março de 2014)