5 de maio de 2014

Logística Reversa? Interessa-me... #02


Post #02
A expressão “Logística Reversa” soava estranha e sisuda para mim, pois pouco sabia (e pouco sei ainda) a respeito. Mas obviamente percebia que tinha uma forte relação com a proposta de sustentabilidade. Então, no ano de 2011, por conta de minha curiosidade e interesse, fiz uma  entrevista com a especialista na área Patrícia Guarnieri (atualmente professora da UnB), Clique  Logística Reversa = QUalidade de Vida  


"O consumo consciente, o reaproveitamento e a reciclagem de materiais diminuem os problemas ambientais e geram benefícios sociais. Estes processos contribuem ainda para economizar energia e diminuir a pressão sobre os recursos naturais. Entender esta relação torna-se fundamental para o equilíbrio na relação entre o homem e a natureza." (Artigo Meio Ambiente, a diferença entre lixo e resíduo -ENIAC.org)

Como passar do tempo comecei a ver a Logística Reversa com mais interesse ainda e com muito respeito pela proposta, pois além de contribuir para a sustentabilidade de nosso planeta, também proporciona novas oportunidades de negócios. 

Clique Blog 2020 - Sustentável Logística Reversa
A empresa, o produto, o resíduo e a Logística Reversa

Todo produto gera lixo. Ou resíduo. Quando chamamos de lixo, entendemos que aquela embalagem do produto que consumimos, por exemplo, não tem mais serventia. Porém, quando enxergamos essa mesma embalagem como um resíduo, significa que possivelmente poderá se tornar um outro produto.

A logística Reversa surgiu com a proposta de gerenciar esses resíduos, chamados de resíduos pós-venda e pós-consumo..........................
Continuaremos este texto no POST #04 de #LogisticaReversaparaleigos

Post #01: O que é logística Reversa e o que tenho a ver com isso
Post #03: Logística Reversa? Interessa-me...(cidadania, economia -parte II)