23 de agosto de 2012

Como plantar e cultivar um amor-perfeito em casa (amor perfeito no meu coração)


Quero plantar um amor-perfeito junto à nova hortinha suspensa de garrafas PET que estou fazendo na sacada do apartamento.
Resolvi dar uma pesquisada básica para saber mais a respeito de seu plantio 
e montei um passo a passo (tutorial básico).



As sementes que comprei são da flor Amor-perfeito azul gigante suiço

1- Devem ser cobertas  com mais ou menos 2 mm de terra bem fina e quando as mudas atingirem em torno de 6 cm,  transplantá-las para o vaso, conservando terra junto à raiz. Obs.: Essa dica de 2 mm  consta no pacotinho de suas  sementes. Parece ser pouca terra, não é? Mas é assim mesmo. Quando começam a germinar, acrescentamos mais terra... Aos poucos. 
Plantio de Amor-perfeito
Vem, que nos seus braços esse amor é uma canção

2- A terra para seu cultivo deve ter alto teor de matéria orgânica (adubo/húmus de minhoca/pó de xaxim). E para o amor perfeito, muito beijo, muito carinho...
Gosta de sol, luz suave. É meio da turma bacana que gosta de sombra e água fresca. Comer, rezar e amar...Rezar e amar. Amar.

Falando nisso, sei que floresce melhor em noites frescas.
Mas nada de escuridão para o amor perfeito...
Esse amor-perfeito é de fácil cultivo e se adapta bem a vasos.
É bom lembrar que colhendo as flores, prolonga-se a floração.

sementes de amor-perfeito
3- Atingem 15 cm de altura e germinam entre 7 a 21 dias
Temperatura ideal para germinar: 20 a 30 graus
Temperatura ideal durante o cultivo: 15 a 20 graus

4- Deve-se conservar a terra úmida para o conforto do amor-perfeito, mas não afogá-lo. Deve-se cuidar do amor perfeito, mas não sufocá-lo.
Irrigá-lo pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde...

OBS.: Pois é, levei um sustozinho passeando lá no Google. Como digitei “amor perfeito” sem o hífen, apareceu ao lado o nome do cantor Roberto Carlos e estava acompanhado de  um link com uma  letra de música.  Acontece que  somente ao lê-la é que percebi que já conhecia. Pois é... Só  não sabia (ou minha memória apagou...rs) que o nome era Amor Perfeito e, pasmem,  que era de autoria de Roberto Carlos. Em qual mundo estou? No Mundo da lua.

P.S.: As informações  desta postagem sobre o plantio e cultivo do amor-perfeito foram extraídas dos links citados acima e do que está escrito no pacotinho das sementes.