24 de abril de 2012

Minhocando no minhocário do Minhocagem



Você deseja que seus filhos e todas as nossas crianças cuidem bem de nosso meio ambiente, não é?

Você quer que a criançada saiba o que é compostagem na prática?

Você quer arriscar uma horta em casa ou até mesmo sugerir uma horta comum para o seu condômino, mas ainda está em dúvida por onde começar?

23 de abril de 2012

Condomínios e cidades sustentáveis


Condomínios que adotam práticas sustentáveis contribuem de forma decisiva para a qualidade de vida de nossas cidades. Afinal, cada  morador (condômino) é um cidadão e uma cidade é feita por cidadãos.

19 de abril de 2012

Adotar um bichinho é uma atitude de doação


Acho que até hoje não houve um dia sequer em que não encontrei alguém passeando com seu bichinho de estimação. E só com cachorros (rs). Pelo menos por esses lados ainda não vi ninguém passeando com um papagaio no ombro, um coelho na coleira e nem mesmo com um gatinho. Só a cachorrada ;) E a maioria é de raça e foi comprada.

Um novo mundo no telhado verde


Posso sim, brincar com as crianças, plantar flores, ter uma horta, namorar e marcar encontros com meus amigos no telhado;)

Posso sim, ter um telhado "mágico" no meu prédio ou na minha casa. 
Um telhado daqueles que tem o poder de melhorar a qualidade do ar, isolar ruídos, gerar conforto térmico, economizar energia, proteger a edificação e renovar a vida com mais verde em cidades tão cheias de concreto.

14 de abril de 2012

Meu pai e o gato preto


Já citei meu pai e seus tantos gatos na postagem Minha mãe não sabe o que é sustentabilidade. E depois, lendo publicações no Facebook sobre os gatos pretos e a sexta-feira 13, resolvi contar um pouquinho sobre um gato preto lá de casa.

12 de abril de 2012

Minha mãe não sabe o que é sustentabilidade


Faz tempo que pensava em  escrever este post, pois quando leio sobre os "erres sustentáveis", como respeitar, reduzir, reutilizar, e reciclar, lembro-me que tem muito a ver com o cotidiano de minha mãe, minha avó e bisavó. Trata-se de uma herança, da tal memória genética (?!). Todos sabemos disso, isto é, que as gerações passadas, pelo menos as donas de casa das cidadezinhas do interior, eram o que chamamos hoje de “ecologicamente corretas”.

11 de abril de 2012

CISUS = Escola Internacional de Sustentabilidade Urbana de Curitiba



Após mais de vinte anos de colaboração franco-brasileira no ensino profissional de gestão urbana, temos em nossa cidade a Escola Internacional de Sustentabilidade Urbana de Curitiba (Curitiba International School for Urban Sustainability – CISUS).

O programa CISUS é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba, Université de Tecnologie de Compiègne (UTC) da França, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Federação das Indústrias do Paraná, por meio do sistema Senai.

9 de abril de 2012

Flores nas calçadas...

Degraus, buracos e tantos outros obstáculos ainda são encontrados nas calçadas. Mesmo em frente de nossas casas, muitas vezes apresentam problemas ou sequer tem uma calçada. Parece que não nos respeitamos enquanto pedestres...