31 de janeiro de 2013

Até amor tem no lixo


Mara, com cinco anos de idade, ia  catar sobras nas feiras e quando não era o suficiente, batia na porta das casas com a proposta de varrer seus jardins em troca de mais alimento.

Seu pai abandonou a família e, quando ela tinha nove anos, ficou órfã de mãe. Então Mara e suas irmãs foram separadas e só voltaram a se encontrar 16 anos depois.
                                                         
A guerreira morou nas ruas, catou lixo, comeu lixo.
Coleta Seletiva e Cooperativas de Reciclagem
Mesmo assim, não perdeu o sentido de família, de união e compartilhamento.

Na sua infância ficava muito revoltada quando via uma casa com dois, três carros na garagem, enquanto ela, sua mãe, irmãs e muitas pessoas que conhecia, não tinham o que  comer. Não queria a casa e nem os carros, só dizia que o mínimo da justiça era todos terem direito ao alimento.

A catadora de lixo virou presidente de uma cooperativa de materiais recicláveis e não nega ajuda a ninguém. Na verdade, costuma ir em busca  daqueles que ela sabe que precisam de ajuda.
Geração de renda e inclusão social
Conseguiu tirar crianças e jovens do mundo das drogas, da violência doméstica, das ruas, e levá-los para um mundo onde puderam vislumbrar belas oportunidades.

Mara soma vitórias que pareciam impossíveis.

E quanto será que custou?
O que  foi necessário para conseguir transformar esses cidadãos (crianças, jovens, adultos) em seres humanos amorosos, criativos, com autoestima e autoconfiança? 

Amor.

Com essas mudanças, através do apoio de Mara, eles também  desenvolveram amor pelo trabalho e, agora, já conseguem manter uma casa, fazer diversos planos, como cursar uma faculdade e comprar um carro ...

Cooperativas de Reciclagem
Tudo o que escrevi aqui foi baseado na leitura que fiz  desse filme:
  
Aliás, Mara dá depoimentos, mostra fotos e apresenta o pessoal que trabalha com ela. Tudo bem bacana.  O vídeo, com tem duração de 45 minutos, é muito tranquilo de assistir, pois sua edição tem um estilo espontâneo, com um roteiro que conta uma  história emocionante e real.

Parabéns, Marcio Ramos (Diretor/Autor do filme), uma ótima ideia! Belo Trabalho.

Quero coleta Pneumática de Resíduos